Socorro! O que vestir?

Ocasiões especiais e alguns eventos mais formais exigem um código de vestir especifico, de acordo com a situação. E para que possa aproveitar essas celebrações com tranquilidade, preparamos algumas dicas sobre o que vestir em cada uma delas.
Traje Esporte – o mais simples de todos, pois aqui estamos falando de eventos como almoços, batizados, exposições, festas de criança e confraternizações por exemplo.
Saias e calcas, tricots e mesmo um jeans elegante. Vestidos leves e macacões também são ótimas opções. Para os acessórios, bolsas maiores, sapatilhas, botas e sandálias mais baixas são permitidos, não sendo obrigatório o uso de salto alto. Alguns tecidos como crepe, algodão, linho, couro, veludo e camurça, dependendo da estação do ano, são indicados para essas ocasiões.
Para os homens não é necessário o uso de gravatas ou paletó. As calcas de sarja ou gabardine, com camisa ou polo funcionam muito bem. Sapatos com sola de borracha, mocassim e os tênis mais arrumadinhos estão liberados.

Esporte Fino ou Passeio – aquela roupa um pouquinho mais arrumada, para ocasiões um pouquinho mais formais como almoços, coquetéis, teatros e vernissages.
Vestidos mais elegantes, pantalonas sofisticadas e ternos femininos fazem bonito. Prefira tecidos como algodão, Jersey, microfibra, veludo, seda e camurça, sempre de acordo com a estação do ano. Aqui os acessórios também devem ser mais caprichados, como sandálias e sapatos de salto e sem muito brilho. Durante o dia opte por bolsas medias e para a noite pequenas. As bijouterias são super bem-vindas e finalizam o look.
Para eles, camisa, calca caqui e blazer são uma boa opção. O uso do terno sem gravata ou blazer escuro com calca também funcionam. Para os sapatos, opte pelos sociais, mocassins pretos ou marrons.

Social ou Passeio Completo – aqui estamos falando de ocasiões formais como operas, jantares, coquetéis, formaturas, casamentos e comemorações oficiais.
Os vestidos podem ser curtos (mas não em excesso) e com detalhes de brilhos, bordados, decotes, fendas e transparências. Os paletós com saias ou calcas em tecidos nobres (Renda, shantung e crepe) também podem ser usados. Sapatos e sandálias de saltos altos são acompanhados por bolsas pequenas e bijouterias elegantes e vistosas. O uso de maquiagem é extremamente recomendado.
Para os homens a ocasião exige ternos escuros, camisa social (sempre mais clara que o paleto!), gravatas e sapatos sociais escuros.

Black-tie, Rigor ou Habillé – eventos super sofisticados, como noites de gala, premiações e bailes.
Vestidos longos ou curtos, sempre bastante sofisticados. Brilhos e transparências dão aquele toque especial ao look, assim como decotes mais ousados e fendas. Os tecidos devem ser elegantes e preciosos como brocados, tafetás de seda, rendas e georgettes. Caso a temperatura seja mais baixa, opte pelo uso de xales e estolas elegantes. Os sapatos e sandálias precisam de saltos mais poderosos e o uso de joias acompanhadas de pequenas bolsas é indicado. Capriche no cabelo e na maquiagem, que podem ser mais elaborados.
Para os homens, smoking e gravatas borboletas pretas. Em dias muito quentes, ou em eventos ao ar livre, o uso de paletós claros se faz indicado. Os sapatos devem ser de verniz liso ou preto de couro, de amarrar.

Para se sentir segura e poder preparar seu look com confiança, lembre-se sempre de verificar o traje indicado no convite. Caso a informação não esteja disponível, não se sinta constrangida em perguntar ao anfitrião ou aos organizadores da ocasião.
E sempre que precisar de ajuda, mesmo que para uma ocasião pontual, conte com a Nothing to Wear.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Marked fields are required.