Desvendando os tipos físicos

Conhecer e entender o seu tipo físico é uma parte fundamental no processo de consultoria de imagem, que irá te ajudar na escolha e composição de looks que funcionem e valorizem o seu corpo.
A silhueta feminina proposta como ideal e que até hoje vem sendo trabalhada como modelo, tipo físico ampulheta, vem da época dos artistas gregos e seus trabalhos maravilhosos, onde a valorização do corpo humano e a busca pela perfeição eram frequentes. Já para os homens, o tipo físico referência é o triangulo invertido. Isso não significa que exista uma imposição sobre o corpo ideal, mas sim a preocupação em trabalhar com os diferentes tipos físicos compondo um visual mais harmônico.
Hoje vamos falar um pouquinho sobre as diferentes silhuetas e como trabalhar com cada uma delas.

Tipo físico Ampulheta ou X

Tem como principal característica os ombros e quadris proporcionais e cintura bem marcada. Aqui o objetivo é manter o equilíbrio e proporção natural da silhueta, evidenciando a cintura e tomando cuidado para nãos descaracterizar o tipo físico.

Tipo físico Triangulo ou A

Podemos dizer que esse tipo físico tem uma expressão maior na parte inferior do corpo. As características principais são os quadris mais largos que os ombros, ombros estreitos e geralmente coxas e bumbuns mais volumosos. Para conseguir uma silhueta visualmente mais harmônica, procuramos chamar mais atenção para a parte superior do corpo, dando foco e riqueza de detalhes nos ombros, colo e rosto. Outra dica importante é minimizar a região abaixo da cintura, principalmente quadris, dando preferência para tecidos e roupas com caimento suave e fluido, além de deixar a cintura a mostra, sem marcar demais essa região.

Tipo físico Triangulo Invertido ou Y

Aqui estamos falando de um tipo físico oposto ao anterior (triangulo), pois a área de maior expressão fica na parte superior do corpo. As principais características são ombros mais largos que os quadris, pernas mais finas e quadris estreitos. Para harmonizar a silhueta, buscamos diminuir visualmente os ombros e dar mais destaque para a região dos quadris e pernas. Aqui o foco e riqueza de detalhes devem ficar na parte inferior do corpo. Dica: todo elemento colocado abaixo do cotovelo, como pulseiras, lenços, bolsas e anéis por exemplo ajudam a valorizar essa região. Para a parte superior, procure trabalhar e focar o meio do corpo em sentido vertical, além de buscar por peças com caimento suaves e leves acima da cintura.

Tipo físico Retângulo ou Coluna

Nesse tipo físico vamos trabalhar para criar visualmente a cintura e trazer o foco para o meio da silhueta em sentido vertical, uma vez que as medidas dos ombros e quadris são bastante próximas ou iguais. Geralmente são silhuetas com pouca cintura e poucas curvas. O foco aqui é criar curvas ou disfarçar a ausência delas. Peças que criem uma falsa cintura, como faixas e cintos por exemplo, podem ser uma boa alternativa. As saias evase também podem ajudar pois causam a impressão de cintura mais fina. Prefira as blusas mais soltinhas e fluidas e trabalhe com detalhes que valorizem e chamem atenção para os ombros e colo. Dica: para alongar e afinar esse tipo físico, busque construir linhas verticais no look como calças com vinco, blazers abertos e mais acinturados, decote V e linhas verticais. Sapatos da mesma cor da calça ou meia calça, tecidos fluidos e looks monocromáticos também ajudam.

Tipo físico Plus

Aqui estamos falando de formas mais arredondadas, geralmente com volume nos quadris, cintura, busto e barriga proeminente. Para um visual mais harmônico, procuramos trabalhar com alguns recursos que alonguem e afinem a silhueta, como decotes em V, linhas verticais, sapatos com salto (mulheres), calça com vinco, blazer ou casacos abertos e levemente acinturados, mangas ¾, tecidos mais fluidos e looks monocromáticos. Outra dica é chamar a atenção para as partes mais finas do corpo, como pescoço, tornozelos, colo e punhos.

Imagens: Pinterest

Leave a Comment

Your email address will not be published. Marked fields are required.